Donativos
Os seus donativos são sempre bemvindos e serão encaminhados a quem mais precisa.
Seja bem-vindo à página da Internet da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra (OPSDC).
Esta página foi elaborada com o intuito de lhe facultar um conjunto de informações, que possam contribuir para o bom esclarecimento da actividade da OPSDC.
Inscrições para o ano letivo 2024/2025.
Os seus donativos são sempre bemvindos e serão encaminhados a quem mais precisa.
Faça-se sócio e participe ativamente na vida desta instituição.
Atribua à OPSDC a consignação anual de 0,5% do seu IRS. Para si não tem qualquer custo, para nós faz a diferença!
O próximo dia 14 de Outubro é uma data muito importante para a OPSDC, pois nesse dia celebra o seu 55º Aniversário.
Tem sido uma longa e enriquecedora caminhada em prol das comunidades que servimos.
Damos colo aos mais pequeninos, educamos e formamos os mais jovens e auxiliamos as jovens mães a prepararem-se para a futura vida de mãe.
Para comemorar o evento será realizado, no dia 14 de Outubro, um almoço convívio, no Restaurante Tertúlia de Eventos.
Este nosso trabalho, vai deixando "sementes", para que no futuro se colham frutos. Que todos nós, juntos, consigamos cumprir sempre a nossa missão.
"Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos." - W. Churchill
20 de outubro de 2023. Um dia histórico.
Dia da assinatura do contrato de gestão de comodato das instalações do Loreto entre a Segurança Social e a OPSDC.
A Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra (OPSDC) vê nesta data a concretização de uma aspiração antiga com mais de 20 anos de espera (ou a aguardar a tomada de decisão prometida),
De facto, através da Deliberação do Conselho Diretivo do ISS, I.P. de 16 de fevereiro de 2023, foi autorizada a cedência da gestão com comodato do Centro de Acolhimento do Loreto estabelecimento integrado, do Instituto da Segurança Social, I.P.
É já senso comum que o Estado e as Instituições de Solidariedade Social vêm assumindo uma real convergência de interesses no âmbito da proteção dos direitos sociais dos cidadãos, bem como na promoção do respetivo bem-estar e qualidade de vida.
Foi considerado que a Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, visando atividades de apoio social e respostas sociais ajustadas às necessidades da população do Distrito de Coimbra, se assume como agente de desenvolvimento das comunidades mais vulneráveis.
Foi ainda considerado que a Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra possui experiência significativa, potenciadora do desenvolvimento e da promoção da qualidade social através de uma valorização coletiva e individual, geradora de oportunidades de socialização e de interações facilitadoras do desenvolvimento pessoal e social dos grupos-alvo.
Esta ferramenta constitui a possibilidade de através da implementarmos neste novo modelo de gestão, no qual se constata a transferência de competências e responsabilidades sociais do Estado para o terceiro sector, surgem respostas sociais descentralizadas e desconcentradas de maior proximidade com os territórios e as comunidades, assentes no trabalho de parceria e complementar à rede social, destinadas a públicos socialmente vulneráveis.
A partir de agora fica acautelada a titularidade das instalações em sede das candidaturas que a OPSDC pretenda apresentar.
Finalmente o Estado reconhece o trabalho meritório da OPSDC.